2º Ano

Desculpe...ainda não coloquei as notas...vcs podem consultar o coordenador de Ensino ou esperar até quinta-feira, quando estarei novamente em Uruçuí...boas férias...

NOTAS DA 1ª PROVA BIMESTRAL DO 2º ANO DE AGROINDÚSTRIA

ALDO GOMES -
ALINE KELLE -
ALLISSON AUGUSTO -
BRENO COELHO -
DANIEL MASS -
DANIELA MASS -
DARA RAWENNA -
DIVINA SUZETTE -
FRANCISCA LETÍCIA -
GRAZIELA FERREIRA -
GUIONARA -
GUSTAVO BORGES -
JACKSON LAFFITY -
JESSIANE DOS S. RIBEIRO -
JOÃO MARCOS -
LARISSA SANTANA -
LOURRANY MARIA -
LUCAS ANANIAS -
LUZILANNY -
MAIRA VIEIRA -
MARIA GABRIELA -
MARIA LUISA -
MARIA TEREZA -
MAYRA CARVALHO -
MÔNICA SHÉRBIA -
PÂMELLA MOREIRA -
RAQUEL SANTOS -
RONYE RODRIGUES -
SABRINA - 9,0
SEBASTIANA CRISTINA -
SUSANE SOARES -
TATIANE ALVES -
WARLYTTON -
WILLYANNE ARAÚJO -


ATENÇÃO: Esta são as questões da prova bimestral. Porém, no dia marcado para a prova, vocês não deverão LEVAR NA ESCRITO PARA A SALA, somente estes textos para a consulta, e responderão às questões EM SALA DE AULA. Qualquer dúvida sobre o texto ou sobre a prova entre em contato comigo, pelo e-mail: clayton_cr@yahoo.com.br

Boa sorte.

1ª Questão da prova: o texto 01 tem uma interpretação diferente do texto 02 em relação à motivação guerreira dos índios (americanos); assim, faça um texto que mostre essa diferença.

TEXTO 01:
CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. - tradução de Paulo Neves -. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

"A guerra como política externa da sociedade primitiva relaciona-se com sua política interna, com o que poderíamos chamar de conservadorismo intransigente dessa sociedade, expresso na incessante referência ao sistema tradicional das normas, à Lei ancestral que deve sempre ser respeitada, que não se pode alterar com nenhuma mudança. O que busca conservar a sociedade primitiva com seu conservadorismo? Ela busca conservar seu próprio ser, ela quer perseverar em seu ser. Mas que ser é esse? É um ser não dividido: o corpo social é homogêneo, a comunidade é um Nós. O conservadorismo primitivo busca portanto impedir a inovação na sociedade, quer que o respeito à Lei assegure a manutenção da indivisão, quer impedir o aparecimento da divisão na sociedade. Tal é, tanto o plano econômico (impossibilidade de acumular riquezas) quanto no plano da relação de poder (o chefe existe mas não manda), a política interna da sociedade primitiva: conserva-se como Nós indiviso, como totalidade una." (p.265)






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