sábado, 1 de dezembro de 2012


História em quadrinhos conta a morte de Osama bin Laden

O Globo

RIO - A morte do procurado número 1 do mundo ganhou os noticiários de TV e dos jornais em 2 de maio de 2011. Agora, a procura e a morte de Osama bin Laden acaba de ganhar uma versão em história em quadrinhos feita pelas editoras Bluewater Productions, independente, e Simon & Schuster, e começa a ser vendida pelo Amazon no dia 4 de dezembro, a menos de US$ 20.

O título, "Killing Geronimo: The Hunt for Bin Laden (Matando Geronimo: A caça por Bin Laden", em tradução livre), leva o codinome dado ao terrorista na Operação Lança de Netuno. Mas, além da operação em si, a graphic novel traz os atentados de 11 de Setembro e as invasões americanas em outros países, além dos esforços para rastrear a localização de Bin Laden.

- É como um romance sobre Jason Bourne, só que real. É um complexo labirinto de perigo, intriga e política, culminando com um final cheio de ação - disse o co-autor e jornalista Jerome Maida.

O texto da página de abertura descreve o personagem e o que é narrado: "Aqui está a história sobre como um dos maiores monstros dos tempos modernos foi finalmente localizado, perseguido e punido".

Como muitos detalhes por trás dessa morte são desconhecidos, a editora teve o cuidado de avisar que ações e diálogos são descritos com a maior precisão possível, com base nas informações conhecidas.

"As citações exatas e diálogos não são possíveis, foram parafraseadas ou geradas com efeito dramático baseado no que fontes dizem que foi discutido e o humor do momento."
Mas o também co-autor e presidente da Bluewater, Darren G. Davis, fez questão de lembrar quem são os personagens desta HQ:

- Bin Laden não é um vilão em quadrinhos. E os heróis do livro não tem super poderes, mas são homens corajosos e bem treinados da Equipe Seis Seal, da Marinha. Só porque escolhemos um meio ilustrado para contar esta complexa história não significa que ela é tratada gratuita ou levemente.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Chuva atrapalha distribuição de milho na região do semiárido".

Esse foi o título de uma matéria postada hoje, dia 28, no jornal Diário do Povo (versão net), veja abaixo um trecho da reportagem:

"Por essa os produtores da região de Picos não esperavam: depois de aguardar desde agosto a distribuição de milho para ração de seus animais, eis que o produto chegou, mas não pôde ser entregue no ritmo esperado. E o que atrapalhou a distribuição do milho, através da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), foi, por ironia do destino, a chuva que tanta falta fez ao semiárido nos últimos meses."

"Dezoito carretas vindas de Goiás e do Mato Grosso chegaram a Picos e não puderam descarregar porque três chuvas inundaram parte da área de manobra do armazém da Conab, no bairro Junco. Cada carreta traz em média 37 toneladas de milho. O escritório local da Emater registrou chuvas no sábado (45 mm), na segunda-feira (36.6mm) e ontem (3,5mm)."

ANÁLISE:

O nosso estado é tão despreparado para enfrentar a estiagem que nem a chegada da chuva ajuda. Ora, Deus ajuda, mas é preciso ajudar também. Como o armazém da Conab, instituição reconhecidamente estratégica no combate aos efeitos da estiagem, não tem condições de operar após algumas chuvas??? Assim não fica difícil, fica impossível de superar a seca com tanto político incompetente e demais agentes públicos igualmente relapsos. Salta aos olhos a ausência completa de planejamento, gerenciamento e operacionalidade do poder executivo do Piauí. Não poderia ser diferente, o governador colocou seus irmãos para gerenciar secretarias de Estado...e o pior vem depois, as obras emergenciais, dinheiro extra sem necessidade de licitação: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Facebook tem acesso proibido em região da Ásia Central

Fonte: Reuters

DUSHANBE, 27 Nov (Reuters) - O Tajiquistão bloqueou o acesso ao Facebook em resposta a comentários que espalham "lama e difamação" sobre o veterano presidente Imomali Rakhmon e outras autoridades da república centro-asiática.

O bloqueio à popular rede social é a mais recente medida de repressão aos dissidentes do país, um ano antes de uma eleição que pode estender o domínio de Rakhmon, que já dura duas décadas.

O diretor do serviço estatal de comunicação que está impondo o bloqueio, Beg Zukhurov, acusou doadores não identificados de pagarem para que usuários postem comentários negativos sobre "figuras respeitadas". Este é o segundo veto ao Facebook no país neste ano.

"Os melhores representantes do público, entre os quais acadêmicos, médicos e importantes figuras da cultura, estão cansados da torrente de lama e difamação que flui do Facebook", disse Zukhurov por telefone à Reuters, na terça-feira.

"Com esse apoio público, foi tomada a decisão de bloquear o site, já que alguns pessoas estão recebendo de 5 mil a 10 mil dólares pelas críticas que postam", acrescentou, sem dar provas ou informar quem bancaria os pagamentos.
(Por Robin Paxton)

Pior escola do Enem diz que falta de professores e 'ressaca' justificam resultado

DANIELA ARAI
Folha.uol.com.br

"Eu chorei, a diretora chorou, todo mundo chorou", assim Carina Gomes dos Santos, 16, descreveu a reação dos alunos e professores do Colégio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão (MA), que obteve a pior nota no Enem 2011.

A diretora do colégio, Leia Barbosa da Silva, atribui o mau desempenho à realidade socioeconômica local, ao descaso do Estado em relação à educação e à ressaca dos alunos no dia do exame.

Entre os alunos, poucos têm condição de fazer um curso superior. Não há faculdade na cidade, e a opção mais próxima é um centro da Universidade Estadual do Maranhão que fica a 180 km da cidade.

Além do perfil dos estudantes, problemas de falta de professores contribuíram para o resultado no Enem. A diretora diz que, no ano passado, os alunos permaneceram sem professor de química, filosofia e sociologia até junho. Neste ano, quatro dos professores concursados estão dando aulas em disciplinas nas quais não são formados. Destes, três vêm de outras cidades para lecionar.

De acordo com a diretora, os alunos que prestaram o exame no ano passado não estavam em condições de fazer a prova. Ela conta que eles viajaram a São João dos Patos, a 140 km da cidade, para fazer o Enem e lá participaram de uma festa com música e bebida alcoólica.

Leonardo Dina da Silva, 19, um dos alunos que prestou o Enem no ano passado, confirmou: "A maioria nem compareceu para a prova no primeiro dia porque estava de ressaca", lembra.

"Estamos tristes porque essa nota não representa a realidade da nossa escola", afirma a diretora, que diz que o colégio é um dos mais organizadas do Estado, com biblioteca, laboratório de ciências e até ar condicionado.

Em nota, a Secretaria de Educação do Maranhão informou que vem realizando investimentos para alavancar os índices educacionais do Estado.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

XADREZ - MOVIMENTO DAS PEÇAS

Por Clayton Ribeiro

BISPO - Movimento em diagonais. Lembre-se, o bispo que se movimenta em diagonais brancas jamais pode mudar para a outra cor, no caso, preta; e vice-versa.


CAVALO - O movimento do cavalo é bem diferente das outras peças. Essa peça é a única que pode "saltar as outras". Assim, mesmo quando o jogo estiver bem fechado, com várias peças no tabuleiro, o cavalo vai jogar sem dificuldade.


O cavalo parece saltar em forma de "L", como pode-se ver mais acima. Abaixo, as casas marcadas com "X" representam as opções de jogadas do cavalo. Desse modo, no centro ou próximo do centro do tabuleiro, o cavalo tem mais chances de jogar.


TORRE - Movimento para frente e para os lados, jamais em diagonais.


DAMA - A dama é a que tem maior número de movimentos.


domingo, 25 de novembro de 2012

Cocal dos Alves tem a melhor escola pública do Piauí

Portalodia.com

A escola Augustinho Brandão obteve, no Enem, a média de 524,7 pontos

A escola pública que ocupa o primeiro lugar no Piauí é a Augustinho Brandão, no município de Cocal dos Alves, seguida pela Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, com médias 524,7 e 524,6 respectivamente. Em terceiro lugar, aparece uma representante de Teresina, o Cemti João Henrique de Almeida Souza, com 517,2.