quarta-feira, 25 de abril de 2012

HISTÓRIA, monografia: Landerson Silva do Nascimento (cultura afro-brasileira)

A origem e expansão dos terreiros de umbanda em Altos:
o legado de Mãe Ciana


imagem: http://www.cantodoaprendiz.wordpress.com/

Resumo:

A presente pesquisa refere-se a um estudo sobre a umbanda em Altos a partir da contribuição pioneira de Mãe Ciana. No primeiro capítulo, propusemos a analisar a escravidão, nisso observamos que os negros que vieram para América criaram inúmeras formas de resistência como a formação de quilombos, fugas, suicídios e uma que ainda persiste em boa parte da população brasileira, “as religiões afro-brasileiras” fruto do sincretismo religioso.

Desde seu surgimento, as religiões afro-brasileiras passaram por inúmeras transformações até consolidar-se como umbanda, isso ocorrera no Rio de Janeiro por volta de 1930. Depois se expandiu pelo restante do país. Tempos depois chega ao Piauí. Conseqüentemente começam a surgir terreiros de umbanda em algumas cidades do estado.

No segundo capítulo frisamos o surgimento da umbanda em Altos, e o prelúdio disso ficou por conta de uma cearense, Luciana Maria do Nascimento (Mãe Ciana). Depois de fixar residência em Altos, anos depois fundou uma tenda, até então pioneira, pois a partir desta começaram a surgir outras que por fim germinaram outras e assim sucessivamente. Devido aos seus ensinamentos e atividades umbandistas, consideramos Mãe Ciana a responsável pela continuidade da religião afro-brasileira na cidade de Altos, em uma porção de terra afastada do centro da cidade chamada de bairro bacurizeiro. Suas práticas umbandistas renderam-lhe reconhecimento em toda região. Faleceu com 102 anos de idade deixando um verdadeiro legado, personificado nos novos terreiros de umbanda da cidade. Seus longos anos vividos e seus ensinamentos lhe renderam prestígio ao ponto de batizarem a parte leste do bairro bacurizeiro de Bairro Ciana, juntando-se a isso a construção de um colégio com o nome da centenária, Unidade Escolar Mãe Ciana.

Landerson Silva - Prof de História formado pela UESPI-Campo Maior.

Um comentário: