segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sai a lista das 7 maravilhas do Piauí mais abandonadas pelo poder público.

7º Lugar - Estação Ecológica Uruçuí-Una




Criada em 02 de junho de 1981 pelo decreto 86.061/81, a Estação Ecológica Uruçuí-Una, com 135.000 hectares, localizada entre os municípios de Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena, sul do Estado, mantem sua área bem conservada. Por ser uma estação ecológica, somente pesquisas e visitas com objetivo educacional podem ser realizadas nesse local.

Entretanto, as condições da Estação Uruçuí-Una são muito precárias, não somente para os pesquisadores, mas para a própria manutenção física da sua infraestrutura, assim como do seu patrimônio ecológico.

O Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Estação Uruçuí-Una (2006), documento oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ainda é atual e mostra que as estradas internas da estação são precárias, que o número de brigadistas é muito inferior ao necessário; e, por fim, vejam o resumo dos principais problemas dos meios de comunicação da estação:

"O escritório em Bom Jesus conta com linha de telefone/fax e internet via satélite. Não há comunicação no interior da UC. O telefone mais próximo fica na comunidade Buritizinho.
Para uma melhor eficácia deste plano é necessária a implementação de comunicação, portanto será necessária a utilização segura e eficiente do sistema autotrac para quase todas as ações:
- todos os veículos envolvidos nas ações de prevenção e combate devem ter autotrac;
- a comunicação entre as equipes deverá ser feita por meio de rádio HT, e o escritório deverá passar as
informações de focos de calor para a equipe de campo via autotrac;
- as equipes de campo que serão formadas deverão ser dotadas de 02 rádios HT cada uma.
Sugere-se aqui uma priorização no que se refere à implementação de um sistema de comunicação por rádio, contando com antenas de transmissão e bases fixas e móveis, demandando estudo e avaliação específica."

Imagens-Fontes: Em cima (www.globoreporter.globo.com/); abaixo (www.br.viarural.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário