segunda-feira, 2 de abril de 2012

Prof. Paulo Ferreira - Parte I: Breve histórico da Capoeira no Brasil – Identidade; "Una breve historia de la capoeira en Brasil – Identidad"; "A brief history of Capoeira in Brazil – Identity".

Ao abordarmos a historia da prática da capoeira no Brasil, devemos antes de tudo resgatar a história da escravidão no Brasil do século XVI, XVII, XVIII e XIX, quatrocentos anos de horrores e serviços forçados, para alimentar uma elite rica e gananciosa que vivia para o acúmulo de capitais. Nesses quatrocentos anos as pessoas viveram o nascimento, crescimento e expansão do Capitalismo.
Os europeus perceberam que estavam na vanguarda de muitos conhecimentos em relação a outros povos do planeta. Com esses conhecimentos e sua habilidade guerreira, experiência adquirida em séculos de Cruzadas com os povos mulçumanos, o europeu passa a diversificar a prática mercantilista estimulando o Colonialismo e é essa pratica econômica que nos leva a escravidão. O que era o Colonialismo?
Simples. Baseava-se na prática de se obter matérias primas a troco de nada, transforma-las em manufaturas, ou seja, mercadorias e vende-las bem caro na Europa, foi assim que as “mazelas” de diversos povos começaram, pois, não foi só o Negro que foi escravizado, mais o silvícola americano, os asiáticos e diversos outros povos passaram (e ainda passam, por incrível que pareça!) por essa horrível experiência... E quem, em perfeito juízo, deixaria seu país, sua terra, para ser servo na América, África ou Ásia: (...) Eu fui preso à traição Trazido na covardia Que se fosse luta honesta, De lá ninguém me trazia (...) Tony Vargas A colonização efetiva do Brasil começa trinta anos depois de sua “descoberta” em 1500 por Pedro Alvarez Cabral, hoje motivo de certa controvérsia, pois, existem teorias que comprovam a estadia do navegador Duarte Pacheco em terras brasileiras no ano de 1498, mas isso é para outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário