segunda-feira, 30 de abril de 2012

União Ibérica (1580-1640): o período menos estudado da História do Brasil

Por Clayton Ribeiro

O período da União Ibérica é, com certeza, o menos estudado da história brasileira. Por que isso ocorre? Porque durante as décadas de 1580 a 1640, Portugal esteve sob o domínio da coroa espanhola, sua maior rival na Europa. Com isso, os portugueses tenderam considerar esse período como história espanhola e não de Portugal.


imagem: www.veiasdahistoria.blogspot.com.br/

Porém, para os historiadores brasileiros, a história do Brasil durante a União Ibérica deveria receber mais atenção. Muitos fatos importantes ocorreram aqui em todo esse tempo da administração espanhola. Qual foi a política administrativa adotada pelos filipes da Espanha para o Brasil? Que diretrizes político-econômicas foram efetuadas? Assim, os historiadores brasileiros não devem seguir esse desinteresse português nesse campo de estudo.

COMO COMEÇOU A UNIÃO IBÉRICA?

Em 1580 tinha morrido D. Henrique de Portugal, último herdeiro português com direito ao trono deste Estado; assim, o próximo rei deveria ser o neto do rei de Portugal D. Manuel I (1469-1521), Filipe II da Espanha (1527-1598).

Apesar da grande rivalidade entre portugueses e espanhóis, casamentos entre membros da família real desses dois Estados ocorriam. A política dos casamentos entre dinastias reais ajudava a aproximar os países e, desse modo, contribuía para reduzir as chances de um conflito militar.

O FIM DA UNIÃO IBÉRICA

Em 1640, uma família aparentada da dinastia de Avis, os braganças, são aclamados pelos portugueses como legítimos herdeiros do trono de Portugal. Isso ocorreu porque os portugueses estavam descontes com a forma do tratamento dado pelos espanhóis aos seus problemas. Com os braganças começa a Guerra de Restauração da autonomia de Portugal. Nas décadas posteriores várias batalhas são deflagradas, nas quais os portugueses levam a vantagem em sua grande maioria.

Por fim, em 1668 os espanhóis reconhecem a autonomia política dos portugueses...

Observação: a única exceção ao estudo do período da União Ibérica se refere às Invasões Holandesas (1624-1654); entretanto, a administração espanhola praticamente não é retratada durante a Guerra do Açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário