sexta-feira, 1 de junho de 2012

Resumo de Monografia: História do município de Milton Brandão

Por Raimundo Bitencout
Licenciado em História pela Uespi-Campo Maior


Imagem: wikipédia

Neste trabalho propomos analisar a constituição histórica da atual cidade de Milton Brandão, localizada no norte do Estado do Piauí, tendo em vista seus aspectos políticos e econômicos. Para tal, privilegiaremos o período compreendido entre os anos de 1958, quando foi construída a estrada vicinal que liga Milton Brandão à cidade de Pedro II, e 1994, ano da emancipação político-administrativa do município, com um recuo temporal aos séculos XVIII e XIX, quando o povoado começou a se formar fisicamente.

É no final do século XVIII que ocorre a instalação dos seus primeiros moradores, ou seja, migrantes oriundos do Estado da Paraíba, que vieram para o Piauí com o objetivo de fundar uma fazenda de gado. Observamos, que no decorrer do século XX, o povoado passa por um considerável crescimento em setores como educação, saúde, transporte, economia e a instalação da energia elétrica. Esse fato, juntamente com as ações políticas, possibilitou que o Retiro fosse elevado à categoria de cidade com o nome Milton Brandão. Não obstante a carência de estudos anteriores sobre a cidade em tela, esta pesquisa recorreu a documentos antigos, como escrituras de terra, além de informações em livros e fontes oficiais referentes ao tema, bem como a metodologia-técnica da história oral, a partir de entrevistas e depoimentos de pessoas que vivenciaram ou recordaram o processo de povoamento e autonomia político-administrativa da atual cidade de Milton Brandão.

O resultado desse estudo revelou uma cidade de história secular, que só começa a se desenvolver significativamente a partir do início do século XX, sobretudo, após a emancipação político-administrativa da cidade de Pedro II, e que tem como principal sustentáculo as verbas recebidas da União, a exemplo de grande parte das cidades recém emancipadas.

Palavras-chave: História. Cidade. Milton Brandão-PI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário