quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Grandes Nomes do Renascimento: William Harvey

Por Clayton Ribeiro

William Harvey (1578-1657)


Imagem de W. Harvey, fonte: www.ahistoria.com.br/

Profissão: médico

Descoberta: Sistema Circulatório

Ano: 1628

País de origem: Inglaterra

Desde a antiguidade clássica Greco-romana, acreditava-se que os alimentos transformavam-se em sangue no fígado para, em seguida, serem consumidos pelo organismo. Essas ideias foram defendidas pela primeira vez pelo grego Cláudio Galeno (129-217) e persistiam ainda no Renascimento quando, em 1628, foi publicado o livro "Sobre o Movimento do Coração e do Sangue no Animais", do médico William Harvey, tornando obsoleta a teoria de Galeno.

Harvey descobriu que o coração bombeava o sangue para os pulmões e artérias. Elaborou um quadro completo das funções dos órgãos do sistema circulatório (coração, pulmões, veias e artérias). Além disso, mostrou que o sangue não era consumido pelo organismo, ou seja, circulava continuamente levando nutrientes e oxigênio para o organismo.


Sistema Circulatório, fonte: www.ahistoria.com.br/

Porém, o médico inglês teve receio de que sua descoberta fosse recebida negativamente pela sociedade, pois o coração era visto como a morada da alma e da consciência. Por isso, o livro sobre o sistema circulatório foi publicado em latim, com o título "De Motu Cordis", para que poucas pessoas tivessem acesso ao conteúdo dessa obra! Apesar das desconfianças, em 1650, o livro de Harvey tinha se tornado leitura obrigatória para a formação dos alunos de medicina.

Somente uma questão não foi solucionada pela teoria de Harvey: como o sangue passava das artérias para as veias. A solução desse problema teve uma resolução apenas três anos após a morte de Harvey, em 1670, pelo italiano Marcello Malpighi (1628-1694). Este último notou que os vasos capilares eram os responsáveis por levar o sangue das artérias para as veias. É preciso lembrar que tal descoberta só foi possível porque o uso do microscópio passou a ser difundido, situação que não existia na época de William Harvey.

Fonte: KENDALL, Haven. 100 maiores descobertas científica de todos os tempos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário