sábado, 6 de outubro de 2012

Grécia Antiga: origem da democracia.

Por Clayton Ribeiro

Os princípios básicos da democracia antiga foram implantados pelo grego Sólon em 594 a.C.. Atenas, principal cidade grega da antiguidade, estava à beira de uma guerra civil. Grandes proprietários de terras estavam escravizando o povo ateniense por dívidas no campo. O povo se revoltou. Sólon, homem público bem quisto em toda a cidade, foi chamado para mediar o conflito. Desse modo, Sólon mudou a legislação de Atenas, trazendo benefícios para ambos os lados em disputa, evitando assim a guerra interna.


Imagem de Sólon, fonte: www.quemdisse.com.br

Como resultado, temos a criação dos princípios básicos da democracia antiga e do republicanismo. Vejamos alguns elementos da reforma política soloniana: a)isonomia jurídica, ou seja, os pobres passaram a ter o direito de processar os ricos; b)cidadania, nenhum cidadão poderia mais perder esse status, ou seja, passar de cidadão a escravo ou pária; c)divisão do poder, o povo pobre passou a participar do poder político de Atenas, não somente escolhendo seus representantes, mas decidindo sobre os assuntos relevantes da cidade (polis).

Posteriormente, esses princípios seriam adotados pelos democratas (Clístenes e Péricles), pelos republicanos (platônicos ou não) e pelos defensores do governo misto (Aristóteles). Assim, em sua origem, a democracia não é apenas o governo da maioria, mas o governo da mediação e da inclusão dos mais frágeis na polis. um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário