quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Custo do trem-bala (ou trem-bomba) deve ficar em R$ 35,6 bilhões de reais

Por Clayton Ribeiro

O governo federal realmente pretende investir R$ 35,6 bilhões de reais na construção de um trem-bala entre a cidade de Campinas-SP, passando por São Paulo, até o Rio de Janeiro-RJ. A obra percorrerá um trecho relativamente pequeno (em torno de 400 km) dado a dimensão territorial brasileira. Entretanto, a escolha da compra do trem-bala, uma tecnologia cara e importada, já está gerando críticas. Dentro do quadro de prioridades de infraestrutura, por que colocar o trem-bala em primeiro lugar? Por outro lado, a quantidade de dinheiro empregada nessa obra poderia resolver de vez alguns gargalos de nossa infraestrutura como, por exemplo, da precária rede de escoamento da soja, milho, entre outros produtos agrícolas produzidos pelo estado do Mato Grosso!

Outra dívida histórica com o povo brasileiro poderia ser solucionada com a construção de obras de combate a estiagem. A transposição do São Francisco se mostrou um caminho caro e de baixa resolutividade. Parece que a solução passa por construções mais modestas (cisternas, pequenas barragens, etc.) e pela manutenção de apoio técnico no sentido da prevenção aos efeitos da seca. Isso demonstra que o Brasil quer ser primeiro mundo em alguns raros aspectos, mas sem resolver os problemas do Terceiro Mundo que nos acompanham desde o nascimento até o túmulo. A maioria dos brasileiros não têm acesso a rede de esgoto. O lixo das cidades brasileiras praticamente não passa por tratamento nenhum. Rios poluídos, eis a regra. Agora faz sentido, com o trem-bala, os turistas vão passar tão rápido pelas nossas cidades que nem perceberão tudo isso...tudo vai ficar lindo e maravilhoso.

um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário