sábado, 21 de abril de 2012

21 de abril: Tiradentes e a decadência da história do açúcar

O alferes Joaquim José da Silva Xavier(1746 - 1792), o Tiradentes, um dos líderes da famosa Inconfidência Mineira (1788-89) é, certamente, uma das figuras da nossa história que mais sofreu manipulação.


Foi um mártir-herói do período republicano brasileiro, o anti-herói da monarquia, pois lutou contra esse regime político. Por isso a manipulação republicana de sua imagem.

Entretanto, Tiradentes somente ganhou o status de maior herói da nossa história a partir da disseminação dos centros de pesquisa oficiais (Institutos, Acervos documentais, etc.) do estados do Sul do Brasil, na passagem do século XIX para o século XX. Assim, essas instituições passaram a dar mais relevo aos personagens históricos do Sul em detrimento das outras regiões. O poder econômico dos estados do Sul reforçou esta tendência.

A criação do Tiradentes-herói ajudou a mudar o foco da nossa história, do Nordeste para o Sul. Até o século XIX, os livros de história davam muito destaque ao período do açúcar e das Invasões Holandesas (1624-1654), fato que mudaria completamente algumas décadas depois, com o redescobrimento dos inconfidentes das Minas Gerais.

Desse modo, a história do açúcar deu lugar a história do ouro e do café. O nosso grande evento histórico, a luta contra os holandeses no Nordeste, cedeu lugar aos bandeirantes desbravadores de São Paulo e ao Tiradentes-mártir das Minas. Assim, o Dia do Tiradentes pode nos levar a uma reflexão sobre a historiografia e sobre a história.

O campo da história, assim como ocorre em outras áreas do conhecimento, é um lugar da disputa, do conflito entre tendências e ideologias historiográficas...Fica a dica...

imagem: http://www.umsoi.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário