terça-feira, 17 de abril de 2012

Cai mais um mito: a expulsão dos holandeses do Nordeste não existiu, na verdade, essa região foi comprada junto aos holandeses!!!

HISTÓRIA COLONIAL DO BRASIL - Desde o século XVII, conta-se que o Nordeste foi recuperado dos holandeses - este último país invadiu a região em 1624,em busca do açúcar aqui cultivado em larga escala - por meio de heróicas guerras de escaramuças. Assim, os homens que nos libertaram teriam sido os nossos primeiros heróis nacionais, certo?


Errado. Em 1998 saiu um livro, "O Negócio do Brasil", do historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello, no qual essa versão heróica é desmentida. Evaldo pesquisou anos a fio nos arquivos holandeses, enquanto foi diplomata por lá, e em outros centros documentais.

Desse modo, chegou a seguinte conclusão: os portugueses não tinham como enfrentar o poderio holandês, uma das maiores potências militares da Europa na época. Por isso, estimulou aos colonos brasileiros a resistirem na esperança de levarem os holandeses a abandonarem a região.


A estratégia deu certo, principalmente, depois que Angola - na África -, grande fonte de escravos para o Brasil, resistiu aos ataques batavos, tornando a empreitada no Nordeste caro e pouco rendoso, sem o comércio de escravos. Assim, os holandeses decidiram abandonar a região e vendê-la aos portugueses. Além disso, cobraram uma indenização de guerra e exigiram a entrega de canhões capturados durante os conflitos.

Os portugueses aceitaram a oferta...porém, não pagaram toda a indenização e nem devolveram os canhões, que tinham sido derretidos...Entretanto, os holandeses estavam enfrentando problemas mais sérios...como a disputa com a Inglaterra, para se preocuparem com o Brasil....

MELLO, Evaldo Cabral de. O Negócio do Brasil: Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669. Rio de Janeiro: Topbooks, 1998. 273p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário