sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Piauí avança, mesmo com o freio de mão ligado.

Por Clayton Ribeiro

Hoje, no dia do Piauí, temos muito o que comemorar, sem ironia. Quando fui morar em Minas Gerais, em 1995, o Estado era o pior entre todos da federação, isso levando-se em conta os mais variados índices que a imaginação humana pode criar. Nesse ano (1995), cerca de 70% dos piauienses eram iletrados, os antigos analfabetos; os sertanejos, em sua grande maioria, moravam em casas de pau a pique. Energia, só tinha aquela que faz o sertanejo movimentar as pernas pra frente atrás de um tatu ou de um preá. Em termos de alimentação, vivia-se na Era da Mandioca; ou seja, todas as refeições, quando tinha, giravam sob o domínio dessa planta-salvação. As crianças pareciam ET's de Varginha, cabeça e barriga grande, pés e mãos finos. Não havia tanto sofrimento, os que adoeciam, morriam rápido e aliviados.


Imagem da mandioca. Crédito da imagem: http://blogsementesagrada.blogspot.com.br/

Porém, a realidade atual é completamente diferente. A fome já não incomoda tanto, pelo menos deixou de ser 24h por dia; as casas não são mais de barro, em sua esmagadora maioria. O iletramento e a mortalidade infantil estão em níveis muito baixo. Universidade de qualidade pode ser encontrada perto de todos os piauienses. A região sul, deixou de ser problema, agora é solução. O agronegócio e a exploração mineral vão nos garantir um desenvolvimento seguro e constante. As escolas técnicas (Instituto Federal do Piauí) estão presente de norte a sul e em expansão. Nossas estradas já não são as piores do Brasil.


Cânyon do Poti, no município de Castelo do Piuaí. Crédito da imagem: piauiterradosol.blogspot.com

É claro, falta ainda organizar nossos pontos turísticos. São Raimundo Nonato grita por socorro, por investimento. E o Canyon do Poty em Castelo do Piauí, nem acesso foi feito. No litoral, tudo continua do mesmo jeito: lixo a céu aberto, muito apagão e água mineral. E as praias? Eu quase morri afogado em Barra Grande. Deveria ter alguém, pelo menos, para resgatar o corpo pro enterro, para não ficar incomodado os outros banhistas.

Como se vê, o Piauí merece comemorar muito hoje, parabéns terra querida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário