sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Israel: uma grande ameaça à paz mundial

Por Clayton Ribeiro

Entenda: Israel era uma nação sem território até a 2ª Guerra Mundial. Em 1948, em decorrência da perseguição sofrida pelos judeus na Europa, as Nações Unidas legitimaram a anexação de territórios árabes no Oriente Médio, começava um grande problema. Nessa época, os países árabes não tinham força bélica para contrapor a invasão judaica; assim, a questão ficou em aberto.

Com o avanço da exploração do petróleo no Oriente Médio, os países árabes rapidamente montaram exércitos razoavelmente equipados, apesar de sempre estarem em desvantagem em relação ao Estado de Israel. Desse modo, esse Estado mantém sua presença na região com base na força militar. Porém, a situação poderia já ter sido estabilizada, pois os árabes cederam e aceitaram a perda dos territórios conquistados por Israel.

Por que então a crise continua?

Do ponto de vista da estratégia geopolítica, o Estado de Israel trabalha com a política de expandir o máximo possível para, depois de certo tempo, aceitar um acordo de paz. Ou seja, quanto mais tempo demorar o acordo, mais território será anexado por Israel em detrimento dos palestinos.

Quando ocorrerá um acordo?

Um acordo de paz somente será possível quando os países árabes contraporem um poder militar semelhante ao de Israel ou, como no caso do Líbano, que conseguiu causar muitas baixas no exército israelense ao ponto do custo-benefício da guerra não valer a pena para estes últimos. Assim, Israel abandonou o Líbano no ano de 2000. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário