segunda-feira, 9 de abril de 2012

HERPETOLOGIA: Por Rosely Morais (bióloga - UESPI) - Soldadinhos do bem ecológico: feios e nojentos, assim são considerados os anfíbios. Mas, sabia que esses animais são os grandes fiscais da natureza?

Por estarem subordinados a diferentes ambientes, por possuírem a pele bastante permeável e sensível e por apresentarem outras características peculiares, os anfíbios são bastante suscetíveis a variações no ambiente e, por isso, são considerados importantes bioindicadores de qualidade ambiental. Reconhecidos como verdadeiros sensores ambientais, denunciando degradações ocorridas em determinadas áreas, podem sofrer declínios populacionais ao redor do planeta.

Essa é apenas umas das várias importâncias que esses bichinhos apresentam. Assim sugere-se que despertamos a curiosidade em saber mais sobre a atuação desses seres que muitas vezes são rejeitados e até mesmo exterminados somente por julga-los feiosos e asquerosos.

Nunca esqueça que todo ser vivo tem um papel muito importante na natureza, portanto o lema é: PRESERVAR A VIDA!

- A herpetologia é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios.

A herpetóloga Rosely Morais pesquisa anfíbios nos municípios de Altos, Campo Maior e Piripiri, centro-norte do Piauí. Ela é nossa colaboradora, em breve, mais matérias dela...

Anfíbio encontrado no Piauí, no município de Picos: Elachistocleis piauiensis: imagem de © 2010 Pedro L. V. Peloso


Nenhum comentário:

Postar um comentário