Lançamentos de livros

ADOVASIO, J. M. & PAGE, Jake. Os primeiros americanos. - tradução de Renato Bittencourt - Rio de Janeiro: Record, 2011. 339 páginas. Valor: 49,90.

Este livro é interessante por vários motivos, principalmente, pelas suas informações teóricas, metodológicas e históricas.
O maior objetivo do livro é consolidar a descoberta arqueológica de Meadowcroft, no estado do Novo México (E.U.A.), como a mais antiga das Américas, com datação de 16.000 anos. Essa descoberta aponta para uma forma de colonização mais arcaica do que a do Homem de Clóvis (13.000 anos atrás), também encontrado no Novo México. O "Homem de Meadowcroft" usava ferramentas feitas com madeira e ossos; em oposição, o "Homem de Clóvis" trabalhava com instrumentos feitos com pedra.
Porém, os autores mostram também como o campo das pesquisas arqueológicas pode ser conflituoso e disputado; no caso, aborda-se historicamente algumas das mais polêmicas discussões arqueológicas ocorridas nos Estados Unidos.
Os arqueólogos Adovasio e Page discutem os mais variados métodos conhecidos pela arqueologia. Por exemplo, a geologia, que ajuda na datação de objetos e fósseis a partir das camadas, é apresentada como uma das maiores contribuições para a formação dos futuros arqueólogos; entretanto, o estudo da geologia estaria sendo minimizado atualmente nas graduações de arqueologia dos Estados Unidos, lamentam os autores.
Em outros momentos, somos apresentados aos métodos da arqueologia de modo bastante crítico, fato que nos possibilita pensar de maneira mais autônoma tais métodos em outras situações ou contextos.
Por fim, o livro nos oferece um panorama satisfatório dos mais destacados sítios arqueológicos da América do Sul, entre eles, de São Raimundo Nonato (Piauí, BR), Monte Verde (Chile), etc.
Enfim, o livro, escrito em 2003 e, somente agora editado no Brasil, é uma fonte essencial para quem quer saber mais sobre a arqueologia americana...






Editora Ícone lançou "Os Seis Livros da República" (1576) do pensador Jean Bodin (1530 - 1596), um dos teóricos do Absolutismo. Esta é a 1º edição brasileira de um clássico da cultura jurídica.
Livro I, 328p., 56,70.
Livro II, 104p., 21,00.
Livro III, 168p., 26,00.
Livro IV, 168p., 28,00.
Livro V, 184.
Livro VI, 245.

Nenhum comentário:

Postar um comentário