sexta-feira, 30 de março de 2012
75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, diz estudo. Pesquisa do Instituto Pró-Livro mostra que 71% da população têm fácil acesso a uma biblioteca.
O desempregado gaúcho Rodrigo Soares tem 31 anos e nunca foi a uma biblioteca. Na tarde desta terça-feira, ele lia uma revista na porta da Biblioteca São Paulo, zona norte da cidade. "A correria acaba nos forçando a esquecer essas coisas." E Soares não está sozinho. Cerca de 75% da população brasileira jamais pisou numa biblioteca - apesar de quase o mesmo porcentual (71%) afirmar saber da existência de uma biblioteca pública em sua cidade e ter fácil acesso a ela.
Vão à biblioteca frequentemente apenas 8% dos brasileiros, enquanto 17% o fazem de vez em quando. Além disso, o uso frequente desse espaço caiu de 11% para 7% entre 2007 e 2011. A maioria (55%) dos frequentadores é do sexo masculino.
Os dados fazem parte da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), o mais completo estudo sobre comportamento leitor. Esta matéria foi enviada pelo técnico administrativo Valdeci Costa do IFPI-Uruçuí.
quinta-feira, 29 de março de 2012
terça-feira, 27 de março de 2012
CASA-GRANDE & SENZALA: Um dos melhores livros de história do Brasil, talvez o melhor.
É muito difícil comparar livros ou autores de períodos e estilos diferentes. Mas alguns livros marcam um tempo ou indicam uma virada epistemológica, não é verdade? Nesse sentido, o livro Casa-Grande & Senzala, de 1933, do pernambucano Gilberto Freyre (1900 - 1987) iniciou uma nova forma de se escrever a história. Freyre usou novas fontes em sua análise, tais como: lendas, mitos, hábitos alimentares, entre outras coisas. Ao estudar o microcosmo do cotidiano colonial, no caso, a família patriarcal, Freyre observou que o patriarca (senhor de engenho) dominava de maneira egocêntrica a todos que o cercavam, inclusive, a esposa e filhos. Assim, muitos desses comportamentos dos patriarcas são retratados como patológicos. Agressões físicas e simbólicas repetidas, e não refreadas no mundo fechado da Casa-Grande, criavam um ambiente de sadomasoquismo. Entretanto, o livro é muito mais do que só violência simbólica. Por meio de Casa-Grande & Senzala pode-se compreender a formação da cultura brasileira em todas suas sutilezas e complexidades. Por fim, Freyre estudou a fronteira entre as ciências: Literatura, História, Sociologia e Antropologia. Ou seja, o objetivo não era estudar estas áreas do conhecimento de modo isolado, mas a FRONTEIRA entre elas. Casa-Grande & Senzala . Global Editora, 2006. 98,00 reais. 768 páginas. Boa leitura!!! Abaixo: foto de Gilberto Freyre.
segunda-feira, 26 de março de 2012
VOCÊ SABIA? "Os 300" e a virtude guerreira dos espartanos não garantiram a vitória sobre os invasores na Segunda Guerra Médica.
Realmente, o ideal de uma vida guerreira não foi cultivado de modo mais intenso, na antiguidade ocidental, do que em Esparta (Lacedemônia), como vimos no filme "Os 300". No entanto, a Batalha das Termópilas tem que ser analisada em seu contexto maior, ou seja, a Segunda Guerra Médica. Na verdade, a força militar que, de fato, impediu a derrota dos gregos foi a dos atenienses. Estes últimos lutaram em terra (Batalha de Platéia) e no mar (Batalha de Salamina e de Micale). Após a guerra, Atenas, muito superior militarmente às demais cidades-Estados gregas iniciou uma política imperialista, explorando seus aliados. Enquanto isso, internamente, Péricles (492-429 A.C.), chefe do governo ateniense durante décadas, comandou o período democrático mais importante de Atenas. Abaixo: a última imagem é do roteirista e desenhista Frank Miller, criador do HG "Os 300", que deu origem ao filme.
Prof. Emanoel do IFPI-Uruçuí produz quadrinhos e é um dos mais antigos membros do Núcleo de Quadrinhos do Piauí.
Emanoel Richardson Amorim Sousa. Prof. De Educação Física, especialista em Educação Física Escolar. Docente do IFPI-Uruçuí.
Colecionador de quadrinhos desde os 8 anos de idade. Quadrinhista diletante. Membro do Núcleo de Quadrinhos do Piauí desde 1991. Publicou quadrinhos, resenhas e matérias na página do núcleo no extinto jornal O ESTADO, em 91/92. Produziu o Fanzine Ócio nos anos 90. Criador do blog malsubito.blogspot.com.br. em 2006. Apreciador de quadrinhos de todos os tipos e origens. Artistas Prediletos: Frank Miller, Alan Moore, Neil Gaiman, Daniel Clowes, Jaime e Gilbert Hernandez, Adrian Tomine, Milo Manara, etc. etc. etc. Obra s favoritas: Love and Rockets, Watchmen, Batman, o Cavaleiro das trevas, Ken Parker, Lobo Solitário, etc. etc etc.
domingo, 25 de março de 2012
"Presente de Grego" no IFPI-Uruçuí.
Em 1.200 a.C., os gregos cercaram a rica cidade de Tróia, na Turquia, com o objetivo de conquistá-la. Depois de 10 anos de sítio, os gregos imaginaram um plano para tomar Tróia: presentear aos troianos com um cavalo feito de madeira, com soldados ocultos, em reconhecimento da supremacia troiana. O plano deu certo e o presente foi levado para dentro da cidade. Ao anoitecer, quando os troianos dormiam, os soldados gregos saíram do cavalo e abriram as portas de Tróia para a invasão do exército grego. Por fim, a cidade caiu.
PRESENTE DE GREGO II:
No ano passado, professores do IFPI-Uruçuí receberam um "Presente de Grego" e tanto. "Netbooks" foram distribuídos aos docentes para serem utilizados nas atividades escolares. A idéia foi ótima, mas...alguns computadores têm apresentado problemas e dado muita dor de cabeça aos professores. A empresa que ganhou a licitação ("Moove") se recusa a consertá-los. Esta empresa nem ao menos tem uma prestadora de serviços no Piauí. Por outro lado, o IFPI também se recusa a solicitar o conserto junto a "Moove" e, surpreendentemente, alega não ter nada a ver com o assunto em questão!!! Procurado pelo Prof. Clayton Ribeiro, o Procon-Teresina informou que o pedido de conserto deve ser feito pelo IFPI, pois esta instituição tem as notas fiscais de compra dos aparelhos, e outros documentos necessários. Entretanto, fomos informados que o Procon não tem competência para resolver o problema, já que o IFPI é um órgão federal. Que bomba!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)