sexta-feira, 18 de maio de 2012

HQs de super-heróis ajudam no aprendizado de Física em escola de Minas Gerais

Por Marcus Ramone

Luscilena Maria José Alves, professora de Física na Escola Estadual Marlene Martins Reis, de Pratinha/MG, está recebendo a ajuda de alguns super-heróis dos quadrinhos para auxiliar seus alunos a entender melhor a matéria ensinada na sala de aula.
Ela criou o projeto As Histórias em Quadrinhos Como Ferramenta Metodológica no Ensino de Física, que tem melhorado o desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino médio na escola em que leciona, de acordo com uma reportagem publicada nesta semana, no site da Agência Minas.


Fonte: E:\aprendendo fisica com super herois.htm

Para aplicar o que aprenderam nas aulas, os alunos criaram HQs estreladas por Mulher-maravilha, Batman e outros super-heróis.

A escolha dos personagens foi feita pelos próprios estudantes, por meio de uma votação no blog de Luscilena Maria:

"Desde o ano passado, venho percebendo que os meus alunos e outros da escola têm certa dificuldade em aprender Física, seja por ser um tema abstrato ou por ter muitas fórmulas. Então, resolvi utilizar os quadrinhos, pois é diferente e ao mesmo tempo resgata a infância deles e torna o ensino mais prazeroso", disse a professora à Agência Minas.

Separados em grupos, os alunos produziram, sob a supervisão da professora, história em quadrinhos sobre um tema predeterminado (energia cinética, lei da inércia, aceleração e outros assuntos), protagonizadas pelo super-herói escolhido

"Eu e o meu grupo criamos uma história com a Mulher-Maravilha. Tem um momento em que ela para um trem que carregava uma bomba nuclear. Esse trem poderia se chocar com outro que vinha no sentido contrário. Quando a Mulher-Maravilha resolveu parar o trem para evitar o choque e a explosão, nós trabalhamos o princípio da ação e reação", explicou à AM a estudante Natália Cristina Pereira, de 16 anos.
Professora e alunos pretendem repassar as HQs aos estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio.

Como destacou a reportagem, essas histórias em quadrinhos também ajudaram os alunos a desenvolver habilidades de leitura, escrita e arte.

Este artigo foi indicado pelo sempre atento Prof. Emanoel, valeu....

quinta-feira, 17 de maio de 2012

1938 - Missão de Pesquisas Folclóricas: danças regionais (Norte-Nordeste)



Instrumentistas do “Bumba-meu-boi” (08/abr/1938)
Patos (PB). Fotógrafo: Luis Saia


Bumba-meu-boi
João Marcos Ferreira, Pedro Gomes da Silva. 08/abr/1938
Patos (PB) . Fotógrafo: Luis Saia


Boi-Bumbá - José Antonio Castro . 29/jun/1938
Belém (PA) . Fotógrafo: Luis Saia


Grupo do “Boi-Bumbá Pai do Campo”
29/jun/1938
Belém (PA) . Fotógrafo: Luis Saia


Barca. 22/mai/1938
Torrelândia, João Pessoa (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Piauí é um dos piores estados em oferta de internet


Imagem: www.blogdogusmao.com.br/

Apenas 12,81% dos piauienses têm acesso à internet, um dos índices mais baixos do Brasil. O Piauí também é o único Estado brasileiro que não tem oferta de internet para todos os municípios; assim, oito cidades piauienses estão desconectadas do mundo: Antônio Almeida, Caxingó, Pavussu, Coronel José Dias, Currais, Paquetá, Aroeiras do Itaim e São Lourenço do Piauí. O Piauí é o segundo Estado com menor conexão com a internet, só ganha do Maranhão, ontem 10,98% da população está conectada com a internet. (Fonte: sítio meio norte)

Veja a lista dos deputados que votaram em Lílian Martins, corrompendo ainda mais as instituições políticas do Piauí

A RELAÇÃO DOS VOTOS FICOU ASSIM
1º Ana Paula (PMDB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
2º Antônio Félix (PPS) -VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
3º Belê (PSB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
4º Cícero Magalhães (PT) - VOTOU EM ARIMATEIA DANTAS
5º Édson Ferreira (PSD) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
6º Evaldo Gomes (PTC) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
7º Fábio Novo (PT) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
8º Fernando Monteiro (PTB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
9º Firmino Filho (PSDB) - VOTOU EM ZÓZIMO TAVARES
10º Flávio Ngueira Júnior (PDT) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
11º Gustavo Neiva (PSB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
12º Élio Isaías (PTB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
13º Ismar Marques (PSB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
14º Juliana Moraes Sousa (PMDB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
15º Juraci Leite (PSD) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
16º Kléber Eulálio (PMDB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
17º Luciano Nunes (PSDB) - VOTOU EM ZÓZIMO TAVARES
18º Liziê Coelho (PTB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
19º Mardem Meneses (PSDB) - VOTOU EM ZÓZIMO TAVARES
20º Margarete Coelho (PP) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
21º Nerinho (PTB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
22º Rejane Dias (PT) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
23º Themístocles Filho (PMDB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
24º Antônio Uchôa (PTB) - NÃO COMPARECEU - Está doente
25º Flora Izabel (PT) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
26º Gessivaldo Isaías (PRB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
27º João de Deus (PT) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
28º Mauro Tapety (PMDB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
29º Tadeu Maia (PSB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS
30º Odival Andrade (PSB) - VOTOU EM LÍLIAN MARTINS

Fonte: www.gabrielhammer.blogspot.com.br/

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Wilson Martins quer implantar Governo-Geral no Piauí!!!

Por Clayton Ribeiro


Imagem de Tomé de Sousa: www.diretoriomonarquicodobrasil.blogspot.com.br/

O emprego de parentes em cargos públicos (nepotismo) vem de longe, do período colonial (1500-1808). Em 1549, chegava ao Brasil o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa (1503-1579). Junto com ele desembarcou um rapaz de vinte e um anos, Garcia d'Ávila (1528-1609), filho não reconhecido de Tomé de Sousa, segundo garantem algumas fontes. Sem demora ganhou um cargo importante na administração pública (almoxarife).

Em seguida, o governador-geral incumbiu seu filho de outras tarefas públicas, como a de "pacificar" os Tupinambás pelo sertão afora. Como pagamento pelos seus serviços, recebeu vacas. Em 1552, o jovem Garcia d'Ávila já possuía quase duzentas vacas. Era apenas o início do que seria, posteriormente, o maior latifúndio do Brasil.

No dia 02 de maio, Lilian Martins, esposa do governador-geral do Piauí, Wilson Martins, tomou posse no cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Com salário mensal de 25.000 reais e um cargo vitalício, a Sr. Lilian Martins garantiu seu emprego depois que deixar a função de Primeira-dama. Ora, todo mundo sabe que Primeira-dama não manda em nada, é melhor ser "Segundo Conselheiro"... já que o primeiro morreu em um acidente!!!

Pior, esse cargo tem como finalidade fiscalizar as contas do Estado do Piauí e das prefeituras. Tão colocando as raposas para cuidar das galinhas!!!

E ainda dizem que na colônia era pior...tinha o quinto (20%), e hoje? O leão leva 30%...enquanto rico quer ser conselheiro, o pobre quer bolsa-família vitalícia!!!


Imagem: www.gabrielhammer.blogspot.com.br/


Imagem: www.rogeriodistefano.com/

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. (wikipédia)

IFPI-Corrente: foi criada a Seção do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Piauí (SINASEFE)



No último dia 09 de maio, em Assembleia Geral realizada no auditório do Campus de Corrente do IFPI com todos os servidores, aprovamos a criação de nossa Seção Sindical do SINASEFE após um longo processo de discussão que se arrastava desde novembro de 2011. Na ocasião lemos, discutimos e aprovamos o Regimento Interno, elegemos a Diretoria Provisória e o Conselho Fiscal.

“Dessa forma concretizamos um desejo coletivo de todos os servidores desta Instituição de Ensino, pois somos conscientes que diante da expansão da rede se faz necessário uma representação trabalhista e sindical forte e atuante, e nós do IFPI não podemos ficar à margem deste momento histórico porque passa a Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica”, declara o professor Laécio Barros Dias, membro da Comissão de Mobilização e da Diretoria Provisória.

“É uma conquista de todos os servidores do IFPI e representa a concretude de um anseio coletivo. Mais do que isto, é o primeiro passo para a formação de uma consciência classista e do fortalecimento da luta dos trabalhadores por seus direitos aqui no Instituto Federal do Piauí”, enfatiza o professor Ricardo Pessoni, membro da Comissão de Mobilização e da Diretoria Provisória.


A criação da Seção Sindical dos Servidores do Instituto Federal do Piauí Campus Corrente – PI – SESISIFPI do SINASEFE NACIONAL, vem a um só tempo preencher uma lacuna, devido à ausência de uma representação sindical entre nós, e atender nossos anseios de luta por uma constante política de melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.

Fonte: Prof. Marcelo Mesquita

domingo, 13 de maio de 2012

Monteiro Lobato e a participação popular na política

Por Clayton Ribeiro

O literato Monteiro Lobato (1882-1948) participava ativamente da discussão política de sua época. Defendeu o monopólio nacional da exploração do petróleo desde a década de 1930; sem dúvida, uma grande contribuição para o Brasil.


Imagem: www.revistabula.com/

Porém, no começo do século XIX, debatia-se sobre a implantação do voto secreto nas eleições. Assim, vários intelectuais, como Monteiro Lobato, escreveram sobre esse tema.

Em carta aberta de 09 de agosto de 1924, Monteiro Lobato mostrava preocupação com a participação popular nas eleições e com a Revolução Russa (1917), primeira revolução comunista da história. Para Monteiro Lobato, somente a elite brasileira - letrados, negociantes, grandes fazendeiros - tinha condição de administrar o governo do Brasil e, além disso, de escolher os representantes políticos com inteligência.

O voto secreto era uma forma de afastar o povo comum, denominado "massa bruta" por Lobato, das eleições. O voto aberto possibilitava a venda do voto pelo povo, pois havia como confirmar essa fraude no dia da eleição. Sem o voto aberto, a certeza da compra-e-venda ficaria comprometida. Desse modo, o povo não teria mais interesse em participar das eleições, pensava Lobato; e "isto tudo sem infringir essa grande ilusão do sufrágio universal, que é ainda a base das democracias modernas". (Carta Aberta ao Exmo. Snr. Dr. Carlos de Campos, p.108).

Fonte: "O Voto Secreto" (publicação do Partido Democrático)