O aluno Maurício Martins de Sousa, do 3º Ano do Curso de Técnico em Agropecuária do IFPI-Uruçuí, ficou em primeiro lugar, juntamente com outro concorrente, em um concurso de poemas realizado em Uruçuí no começo do mês de abril.
A cidade de Uruçuí era o tema do concurso. Assim, Maurício resolveu criar um poema sobre a estória de um migrante, o Sr. José Gonçalves. A família deste último veio ao Piauí na década de 1930, fugindo de uma seca no Ceará. Posteriormente, o Sr. Gonçalves, já adulto, se instalou em Uruçuí. Naquele tempo a vida era difícil, assim, para sobreviver e alimentar a sua família, o Sr. Gonçalves muitas vezes consumiu o mel da abelha Uruçu (Melipona scutellaris, Latreille 1811). Esta abelha era muito comum na região, por isso, a cidade foi nomeada Uruçuí, de Uruçu.
Em resumo, Maurício mostrou bem o lado social e humano de uma família que batalha muito para sobreviver...
Uruçuí, nos últimos anos, vem se transformando em um pólo de atração de piauienses, sulistas e de pessoas de outras regiões. Desse modo, Maurício acertou na mosca, ou melhor, na abelha escolhida...parabéns!!! Abaixo um trecho do poema...
imagem - abaixo: www.abelhasdobrasil.blogspot.com.br/
“Uruçuí”
E por ser cidade pequena
Tem lindas morenas
O lugar certo é aqui
Sim é tu, Uruçuí.
Doce mel come minha família
E hoje sou contente
De viver numa terra quente
Onde o povo é contente
Sim é tu, Uruçuí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário