Por Clayton Ribeiro
Cada vez mais os professores "responsáveis" por organizar os alunos das escolas públicas e particulares para os desfiles no Dia da Independência, 7 de setembro, têm procurado formas alternativas ao enfadonho e militaresco desfile oficial. Assim, os alunos assistem filmes sobre a história do Brasil, ou shows de música brasileira, etc. Depois, os professores analisam de modo crítico certos aspectos da formação da nossa nacionalidade.
Ora, os desfiles militares foram criados para celebrar a implantação de uma nova forma de governo, o republicano, e para inculcar uma ideologia, o autoritarismo. Desse modo, no 7 de setembro o povo não pode se apresentar como ele é, espontâneo e festivamente; em oposição, do povo espera-se que ajam como um militar, ou seja, marchem, desfilem, mostrem submissão à autoridade militar, etc. O que tem que ser festejado é a Nação brasileira, sua cultura, e não um tipo específico de regime político ou de burocracia (Estado)
Na verdade, esses famigerados desfiles podem ter tirado dos brasileiros o gosto pelas manifestações de amor à Nação. De modo geral, o brasileiro somente demonstra seu sentimento nacionalista de 04 em 04 anos, quando do evento da Copa do Mundo. Porém, é tempo demais para se esperar...em outros países, as festas nacionalistas ocorrem todo ano...mais de uma vez...Nos Estados Unidos, no Dia da Independência, em 4 de Julho, o povo sai às ruas fantasiado, em uma festa organizada por ele mesmo, sem tanques, armas ou fuzis!!!
Imagem www.dipity.com/
Já imaginou o 7 de Setembro mais popular e espontâneo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário