terça-feira, 1 de maio de 2012

1º Maio: Dia do Trabalhador (Parte I)

Dia do Trabalhador no Brasil e no mundo

Nesse 1º de Maio, a situação do trabalhador brasileiro parece estar na contramão dos trabalhadores europeus.


imagem: www.suapesquisa.com/

No Brasil, apesar das várias greves em andamento nesse momento, a tendência é de aumento dos rendimentos do trabalhador. Nos últimos anos o salário-mínimo, ainda baixo, tem tido ganhos acima da inflação. A criação de postos de trabalho mantem níveis razoáveis há anos. O crescimento econômico constante, com lucros crescentes das empresas, permite ao trabalhador lutar por uma maior fatia dos lucros. Essa perspectiva é o oposto do que ocorre hoje na Europa, com exceção da Alemanha.

O trabalhador europeu, pelo contrário, assiste a cada dia a perda de benefícios trabalhistas em um ou outro país da zona do euro. Infelizmente essa realidade parece ser apenas a fase inicial do drama dos trabalhadores europeus. A economia da maioria dos países da Europa está estagnada há algumas décadas.

Sem uma agricultura rentável, a zona do euro dificulta a entrada de produtos agrícolas estrangeiros - bem mais baratos do que é produzido pelos agricultores europeus -, a manutenção do sistema de proteção social dos trabalhadores era garantido pelo setor industrial. Entretanto, o crescimento gigantesco da China abalou o último setor em que os europeus ainda podiam contar...

Assim, pode-se dizer que a zona do euro depende, em última instância, praticamente do desempenho de um único país: a Alemanha...maior potência industrial do mundo quando se fala em tecnologia de ponta, em maquinário pesado, em energia limpa, etc....operários da Europa inteira, viva a Alemanha!!!


imagem: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário