terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nikita Khrushchev e o projeto soviético de levar cosmonautas à Lua

Por Clayton Ribeiro

Um dos fatos mais marcantes da Guerra Fria (1945-1991), disputa pela supremacia mundial entre norte-americanos e soviéticos, a "conquista" da Lua pelos E.U.A, por meio do Projeto Apollo, abalou o mundo. Muitas pessoas ainda hoje são céticas em relação ao pouso de naves com homens no satélite mais próximo da Terra.

Entretanto, de modo surpreendente, os soviéticos (russos) não negaram o êxito do Projeto Apollo. Na verdade, os comunistas pretendiam enviar homens à Lua antes dos norte-americanos, porém, os custos eram altos demais para os soviéticos. Essas informações foram relatadas, de modo desanimador, por nada menos do que o Chefe Supremo da ex-União Soviética, Nikita Khrushchev (1894-1971), que foi líder desse país entre os anos de 1958 a 1964.


Imagem de Nikita Khushchev ao lado do primeiro satélite lançado pelo homem, o Sputnik. Fonte: www.time.com/

No livro "Memórias de Khrushchev" (ou Khrushchov), o tom é de decepção em relação à corrida espacial pelo fato dos soviéticos estarem à frente dos norte-americanos até o advento do Projeto Apollo. Em 1957, é lançado o primeiro satélite, o Sputnik; em 1961, Yuri Gagarin (1934-1968) tornou-se o primeiro homem a orbitar no espaço. Todas essas conquistas, e outras, elevaram as expectativas dos soviéticos. Apesar do baque ter sido grande, depois do feito da Apollo 11, o projeto espacial da ex-União Soviética continuou.

Atualmente, os russos, depois do fim da União Soviética, ainda acalentam o sonho de enviar cosmonautas à Lua; ou seja, eles não perderam o tempo negando a realidade, assim, partiram para novas conquistas!!!


Imagem de Yuri Gagarin, herói soviético. Fonte: www.inyourpocket.com/

OBS: o livro de Khushchev ("Memórias") é vendido a preço de banana em sebos pelo Brasil. O custo do livro provavelmente será menor do que o preço do envio pelos Correios!!! Menor preço consultado: 2,5 reais (isso mesmo); porém, na média, vc encontrará o valor de 5,0 a 10,0 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário